img

África do Sul: Descubra a nação Arco-Íris

A África do Sul tem se destacado cada vez mais como destino turístico para brasileiros. Em toda a América Latina, o Brasil é líder no envio de turistas para o país africano, uma boa opção para quem busca uma viagem que reúne belezas naturais, diversidade cultural e cada vez mais experiências exclusivas, a preços acessíveis.

 

Como apontou pesquisa do Turismo da África do Sul, houve uma alta de 150% no número de viajantes brasileiros que procuraram o destino no prazo de um ano. Foram 4.943 turistas em 2023 ante 12.358 em 2024. Somente no mês de março, o volume foi o dobro do igual período anterior.

 

A África do Sul é conhecida como a “Nação Arco-Íris”, título que reflete sua rica diversidade cultural e étnica. 

 

Atrativos não faltam. Com uma grande riqueza cultural, a África do Sul guarda paisagens que vão muito além dos safáris - mesmo que eles não possam ficar de fora da lista. A começar por suas três capitais: Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). 

 

Entre elas, Cidade do Cabo tem sido uma das procuras favoritas entre os brasileiros. Com uma combinação perfeita de montanhas, praias e vinhedos, sem contar a infraestrutura turística de alta qualidade, a cidade é um ponto de partida ideal para explorar roteiros variados, seja para aventureiros, amantes de vinhos ou famílias.

 

Roteiros imperdíveis a partir da Cidade do Cabo

 

1. Centro histórico e Table Mountain

 

Explorar o centro histórico de Cidade do Cabo, passando pelo Victoria & Alfred Waterfront, um complexo vibrante de lojas, restaurantes e atrações. De lá, é possível seguir para o Table Mountain e admirar a vista panorâmica da cidade a partir do topo, acessível por teleférico.

 

2. A rota do vinho em Stellenbosch e Franschhoek

 

Os amantes de vinhos não podem perder um passeio pela região vinícola próxima a Cidade do Cabo. Stellenbosch e Franschhoek oferecem degustações de rótulos premiados, acompanhadas por paisagens bucólicas e experiências gastronômicas memoráveis.

 

3. Cape Point e a rota panorâmica

 

A jornada até Cape Point é repleta de vistas de tirar o fôlego. Há a estrada costeira de Chapman’s Peak Drive que leva à colônia de pinguins africanos na praia de Boulders.

 

4. Safári no Kruger National Park

 

Para quem deseja uma experiência de safári, vale estender o roteiro até o Kruger National Park, uma das maiores reservas naturais do continente. Lá, é possível avistar os “Big Five” — leão, elefante, leopardo, rinoceronte e búfalo.

 

Informações para brasileiros

 

Idioma - Apesar de conviver com 11 idiomas diferentes, o inglês é amplamente falado, o que facilita a comunicação de grande parte dos viajantes.

 

Clima - O clima também colabora. As estações coincidem com as do Brasil e não há muitas variações, apesar de o vento ser marcante em todas elas. A escolha do período depende do objetivo principal da viagem. Em geral, é possível circular pelo país em qualquer época, mas os safaris são recomendados entre março e setembro.

 

Segurança - Apesar de exigir cuidados como em qualquer viagem, como ser discreto com objetos de valor e evitar caminhar sozinho à noite, a África do Sul é um destino considerado seguro.

 

Documentos - Não é necessário visto para viajar dentro do período de 90 dias; a carteira de habilitação brasileira vale por um mês no país.

 

Vacinas - A imunização contra febre amarela é exigida, comprovada com certificado internacional.

 

Voos - As rotas aéreas oferecidas pela Latam e South African Airways duram cerca de nove horas, partindo de São Paulo a Joanesburgo. 

 

Câmbio - O rand sul-africano (ZAR) é uma moeda bastante acessível para quem vem do Brasil, tornando o destino ainda mais atrativo.

 

Com a África do Sul Turismo, você tem acesso aos transportes e tours guiados com especialistas.